PDLC vs SPD: Qual é a diferença?

Vidro inteligente. Vidros Inteligentes. Vidro comutável. Independentemente de como o chamamos, a definição geral é “vidro que muda para diferentes níveis de opacidade e transparência com objetivo de controlar a intensidade de luz e privacidade”.


Se você está apenas começando sua pesquisa sobre vidros inteligentes, provavelmente está vendo os dois tipos mais comuns surgindo: SPD e PDLC. Embora os profissionais da indústria saibam a diferença entre os dois, esses termos são estranhos para a maioria, deixando grande parte dos interessados se perguntando: o que diferencia o SPD do PDLC? E qual dessas duas tecnologias de polarização é a ideal para mim?


Aqui levantamos um estudo apontando as principais diferenças e semelhanças entre SPD e PDLC.



As semelhanças entre as tecnologias SPD e PDLC:


1) Ambas as tecnologias são revestidas entre duas peças de PET-ITO para criar um filme;

2) Ambos os filmes são combinados com vidro ou outros materiais transparentes;

3) Ambos são controlados pela aplicação de tensão elétrica e quando opaco, a Película é desligada. Quando transparente, o película é ligada;

4) Opacidade é quando as moléculas são alinhadas aleatoriamente, bloqueando a luz;

5) Transparência é quando as moléculas estão alinhadas, deixando a luz brilhar através;

6) Ambos bloqueiam até 99% dos UV.



As principais diferenças que diferenciam SPD e PDLC:




PDLC significa Cristal Líquido Disperso de Polímero (cristais líquidos que são dispersos em um material semelhante a cola de polímero). O PDLC tem alta transmitância de luz >(80%), tornando-o ideal para privacidade ou projeção quando opaco, e não para “Blackout”


O vidro de cristal líquido tem tempos de comutação ultrarrápidos (10-150ms de liga / desliga e liga / desliga), consome energia mínima (média de 3W / 2 m² (6,6 sqf) - menos de 1 lâmpada LED e ultra- névoa baixa (tão baixa quanto 2,5% dependendo do fabricante).


LC e SPD Smart Glass Solutions.


SPD significa Dispositivos de Partículas Suspensas (partículas semelhantes a bastonetes que estão suspensas em uma matriz). O SPD pode bloquear até 99% da luz, tornando-o ideal para sombreamento personalizado em janelas externa. A velocidade de comutação é de até 3 segundos, independentemente do tamanho do vidro - significativamente mais rápida do que outras tecnologias de vidro ativas usadas para sombreamento. O haze é tão baixo quanto 2,5% - dependendo do pós-processamento e do fabricante. Por causa de suas capacidades de sombreamento, o SPD é encontrado em carros, aviões, trens ou na arquitetura, pois pode contribuir para pontos LEED, tornando os projetos mais verdes e mais eficientes em termos de energia.


A escolha entre PDLC ou SPD depende das necessidades de um projeto específico e do resultado desejado.


A Película de cristal líquido ou Película Inteligente é normalmente usado por arquitetos e designers de interiores para divisórias de vidro selecionáveis em que a privacidade sob demanda ou transparência para uma atmosfera aberta é uma prioridade.


Os espaços mais prováveis de utilizar o vidro de privacidade LC são os escritórios, onde a privacidade e a luz são essenciais. Outro são os gabinetes de banheiro de vidro em hotéis para uma sensação de espaço maximizado, ou em vitrines criando displays digitais dinâmicos que ficam transparentes para 100% de utilização das vitrines quando combinados com projeção.


Por causa de suas capacidades de tingimento e sombreamento, o vidro inteligente SPD é de classe externa e mais comumente encontrado no setor automotivo, criando janelas inteligentes em vidro voltado para o céu, como o teto solar do McClaren ou Mercedes S-Class, que escurece ou matiza em graus personalizados para reduzir o brilho, o consumo de combustível e o controle solar / de energia dentro de um veículo.


Duas tecnologias. Um mundo.




Até hoje, os arquitetos e designers de interiores eram mais propensos a usar o vidro de cristal líquido para interiores "WOW Factor", enquanto a indústria de transporte se voltava para EDWs (janelas com dimmer eletrônico) com SPD. No entanto, estamos no início de uma nova era em que o vidro inteligente está redefinindo os padrões da indústria.


A empresa de tecnologia Exclusif agora está fabricando a Película Inteligente com larguras arquitetônicas de ate 1500 mm tornando-a ideal para claraboias, fachadas e paredes de cortina, tecnologia que resiste alta temperatura e reflexo solar, podendo barrar ate 100% dos raios Ultravioletas e 100% dos raios infravermelhos. Esta descoberta está abrindo novas oportunidades para grandes empresas de varejo integrar PDLC nas vitrines de lojas com intuito de gerar publicidade baseada em localização e tempo e reflexão de luz infravermelha aplicada via projetor nessas faixadas.


À medida que a tecnologia de polarização continua avançando nas principais aplicações automotivas e arquitetônicas, a maneira como interagimos com o vidro e a luz mudará drasticamente. Tanto a Película de cristal líquido quanto o vidro com tecnologia SPD, também conhecido como LCG®️ (vidro de controle de luz), são os principais contribuintes para a integração de materiais inteligentes em todos os setores.


Interessado em usar PDLC ou SPD em um projeto? Você é um profissional da indústria de construção civil e deseja adicionar um novo produto ao seu portfólio? Contate a Exclusif para mais informações e solicite um orçamento sem compromisso.




Featured Posts
Recent Posts