Tecnologia, automação e confiança

June 29, 2018

A tecnologia está em constante evolução, sempre buscando proporcionar maior comodidade, praticidade e tornando o nosso cotidiano mais ágil. Essa evolução não só tem acompanhado mas, inclusive, corroborado para que nos tornemos cada vez mais multitarefas e multicanais. Embora várias empresas estejam investindo em aparelhos com tecnologia mais avançada e eletrônicos equipados com inteligência artificial, os meios de se aproveitar esses avanços, unindo-os à automação de imóveis e à agilidade na comunicação, que hoje é instantânea, são inúmeros.

 

A empresa norte-americana Amazon, por exemplo, inaugurou recentemente nos Estados Unidos um recurso de nome Amazon Key. Por meio desse, a empresa não só utiliza tecnologia de automação a seu favor, como aposta intensamente no valor e na confiabilidade de sua marca junto a seus clientes. O recurso é simples e consiste em fornecer tempo, agilidade e praticidade ao usuário. Utilizando apenas o smartphone, é possível fazer compras e encomendar serviços variados para situações de urgência, deixando que a Amazon faça tudo para o cliente sem que o mesmo esteja nem sequer por perto, dando à empresa total liberdade para acessar seu carro ou entrar em sua casa. Exemplifico: se o usuário está no trabalho e resolve fazer uma surpresa para a namorada no mesmo dia em sua residência, ele pode, no mesmo instante, acessar o Amazon Key, comprar um presente e pedir que seja entregue em seu carro (assim ele já pegaria assim que terminasse seu expediente), e solicitar uma equipe de limpeza para colocar sua casa em ordem, dando pleno acesso a seu imóvel a totais desconhecidos (pois quando chegasse em casa naquele mesmo dia, estaria tudo limpo). Por meio da automação residencial, o cliente poderia destrancar a porta principal dando acesso à equipe e monitorar tudo o que eles fizerem dentro da sua casa por meio de câmeras de segurança que enviam imagens via streaming em tempo real.

 

 

São iniciativas como essa que tornaram a Amazon a empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando a Google e a Apple, segundo a consultoria Brand Finance divulgou. Em um ano, a empresa teve sua valorização aumentada em 42%, chegando a um valor de mercado de US$ 150,8 bilhões. Estas atitudes e projetos integram cada vez mais o dia a dia das pessoas, e preenchem a escassez de tempo ocasionada pelo avanço da tecnologia. No entanto, vale destacar que essas ações unem os investimentos da empresa à confiança de seus usuários. Serviços como o Amazon Key já são perfeitamente possíveis no Brasil, mas não devem fazer sucesso em nosso país, ou pelo menos não tão breve. Os brasileiros têm uma cultura de falta de confiança generalizada, e não é por menos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de homicídios em nosso país é cinco vezes maior que a média global. Para se ter uma base, é uma taxa de 31,1 pessoas mortas a cada 100 mil habitantes, contra 6,4 da média no mundo, tornando assim o Brasil um dos países mais violentos do planeta. A automação residencial e comercial é um mercado que já conquistou Estados Unidos e Europa, tem crescido cada vez mais por aqui e tem se tornado um ótimo recurso para aumentar a confiança dos brasileiros, por garantir maior segurança aos proprietários de imóveis. Afinal, a automação não só concede pleno controle ao usuário, como ainda conta com a inteligência artificial instalada no imóvel, que vai auxiliar na vigilância do mesmo. Portanto, o crescimento desse mercado, que ainda engatinha em nosso país, pode abrir portas para serviços que agilizem ainda mais nosso dia a dia como o Amazon Key e outras várias ideias que usufruem da automação e da inteligência artificial para tornar nosso cotidiano mais prático e cômodo. O futuro já chegou, está entre nós e totalmente acessível àqueles que se permitem.

 

Stefano Velludo, fundador e CEO da Exclusif.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Na contramão: ao invés de investir em tecnologia, o Brasil perde cientistas para o mundo

August 16, 2018

1/3
Please reload

Recent Posts

October 29, 2018

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags