Automação residencial: os benefícios de um mercado que ganha cada vez mais destaque no Brasil

March 7, 2018

A casa do futuro já é uma possibilidade real. Tecnologias para automação residencial já estão disponíveis no mercado e podem garantir segurança, conforto e comodidade com apenas um clique, ou mesmo um comando do celular.  “Com um simples toque em um botão, você pode apagar as luzes, ligar a TV e acender a lareira, ou se der dois toques contínuos no mesmo botão, é possível fazer surgir uma TV, abrir a persiana, ligar o ar condicionado e travar a porta. As possibilidades são infinitas” explica Stefano Velludo, CEO e fundador da Exclusif, empresa de tecnologia que atua nos segmentos de automação, design e segurança.

Em todo o mundo, a concepção de smart home não só é uma realidade como já está bem difundida. No Brasil, este conceito ainda é recente, mas tem ganhado mais adeptos há alguns anos. Pesquisa da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) realizada com empresas do segmento apontou que esse mercado se manteve estável em 2016, apesar da crise, e pode ter fechado 2017 em alta. Os fatores da procura pela automação são os mais variados possíveis, mas destacam-se a busca por facilidade, segurança e acessibilidade. Segundo Velludo, as funcionalidades podem proporcionar qualidade de vida aos moradores. “Uma casa automatizada permite o acesso muito mais fácil a televisões, luzes, atendimento de telefone ou campainha para aqueles que têm dificuldade para locomoção, por exemplo”, explica.

 

 

            Essas descrições são apenas algumas das inúmeras possibilidades existentes nesse mercado, e ainda há novas tecnologias sendo desenvolvidas para aplicação em novas casas e escritórios por todo o mundo. A Exclusif também desenvolve muitas dessas inovações para aplicar em automação residencial e em outros locais mais, como é o caso da Mirror TV, um espelho multifuncional, capaz de acessar as mídias sociais, passar status de clima em tempo real, entre outras informações projetadas em sua superfície. Outra tecnologia recém-desenvolvida pela empresa é a película transparente que pode ficar opaca a qualquer comando de seu dono. A Exclusif também tem ampla experiência com jardins verticais, tecnologia que permite a criação de áreas verdes onde antes era impossível, auxiliando na redução da temperatura ambiente, no nível de umidade do ar, com a reciclagem dos gases tóxicos e a diminuição da poluição sonora. “Procuramos desenvolver mecanismos que facilitem o dia a dia e que não tragam apenas comodidade, mas principalmente benefícios às vidas das pessoas” finaliza Velludo.

 

 

           

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Na contramão: ao invés de investir em tecnologia, o Brasil perde cientistas para o mundo

August 16, 2018

1/3
Please reload

Recent Posts

October 29, 2018

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags